O Zoom irá adicionar a inteligência artificial GPT-4 à sua plataforma para tornar as reuniões mais produtivas. A empresa estabeleceu uma parceria com a OpenAI, para oferecer resumos de chamadas de vídeo, esboços de mensagens e outras tarefas produzidas pelo ChatGPT.
O gigante das videoconferências chama o assistente de Zoom IQ AI, pois a sua utilidade será orientada para a realização de actividades inteligentes. Actualmente, o programa pode criar capítulos e destaques para reuniões, mas nada muito além disso. Com o toque da IA, porém, começará a optimizar a funcionalidade e a fazer coisas que anteriormente eram manuais.
Segundo a empresa, uma das vantagens apresentadas é a criação de resumos dos assuntos falados nas reuniões em que a pessoa chegou atrasada. O Zoom IQ AI apresentará as principais abordagens e responderá, até, às perguntas do utilizador sobre o que foi dito, no caso de algo não ter sido claro.
Aqueles que precisarem de redigir uma mensagem muito grande, tal como um aviso ou um posicionamento, a tecnologia será capaz de gerar rascunhos de mensagens. Basta dar as directrizes, dizer-lhe quais os dados que precisam de estar presentes e o chatbot escreverá tudo de forma organizada – incluindo o tom e a duração desejados. Este esboço de mensagem também poderia ser expandido para o e-mail e outras plataformas.
A empresa acrescentou ainda outra funcionalidade chamada Huddles, uma espécie de “coworking virtual para vídeo”. A ideia é optimizar a realização de videochamadas mais rápidas apenas para fazer perguntas ou conversar brevemente com um colega de trabalho.
Todas as novas funcionalidades do Zoom chegarão progressivamente ao longo dos próximos dois meses.