O Presidente da República, Filipe Nyusi, propôs nesta terça-feira, 28 de Março, a criação de um fundo para o fortalecimento de iniciativas de desenvolvimento local, como forma de combater actos terroristas e de extremismo violento.
O estadista moçambicano, que se encontra desde segunda-feira (27), em Nova Iorque, para cumprir uma agenda de trabalho de cinco dias, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), intervinha num debate de alto nível organizado por Moçambique, no âmbito da presidência mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O chefe de Estado declarou, na ocasião, que o fundo ajudará a reduzir o nível de adesão das pessoas a grupos terroristas em várias partes do mundo.
“Propomos a priorização e apoio às soluções regionais decorrentes de pacotes de segurança, bem como de mecanismos bilaterais devidamente escrutinados, e ainda o reforço da capacidade para a protecção de infra-estruturas críticas e de áreas de intercessão de interesse, como as fronteiras”, explicou.
Filipe Nyusi disse igualmente que é necessário adoptar soluções específicas para o combate ao terrorismo em cada um dos locais onde o fenómeno ocorre, sobretudo em Moçambique.
O debate de alto nível organizado por Moçambique decorreu sob o lema “Combate ao Terrorismo e Prevenção do Extremismo Violento através da Cooperação entre as Nações e os Organismos e Mecanismos Regionais”.