O termo e-Commerce (ou “comércio electrónico”, em português) corresponde a uma modalidade que implica a comercialização de produtos ou serviços através da Internet, e onde as transacções são realizadas via dispositivos electrónicos, como computadores e smartphones.
O e-Commerce permite que os consumidores transaccionem bens e serviços electronicamente sem barreiras de tempo ou distância. Tem hoje vida própria e é parte intrínseca da vida dos consumidores e da forma como o mundo das compras funciona.
Veja a seguir a previsão sobre os principais eventos e tendências que vão marcar o sector durante os próximos anos, de acordo com André Romão, CEO da empresa portuguesa de e-Commerce, Toogas.
2023: IA e personalização avançada
A inteligência artificial (IA) e o machine learning vão continuar a evoluir, permitindo uma personalização ainda mais avançada e aprimorada da experiência do cliente no e-Commerce. Tecnologias como o ChatGPT e Google Card vão transformar a experiência de comunicação nos serviços e pós-venda nas plataformas de e-Commerce.
2024: A adopção da realidade aumentada
A realidade aumentada (RA) vai ganhar mais relevância no e-Commerce, permitindo que os consumidores visualizem produtos no seu ambiente e tomem decisões de compra mais informadas.
2025: A expansão do metaverso e o e-Commerce
O metaverso emerge como uma nova plataforma para o e-Commerce, com empresas a explorarem o potencial dos ambientes virtuais, com o objectivo de oferecerem experiências imersivas de compra e atingirem novos públicos.