Fácil de transportar e montar, o equipamento utiliza o calor do sol para cozinhar várias receitas de forma segura e conveniente.
SUNplcity é o nome atribuído ao fogão solar dobrável (uma mistura das palavras sol e simplicidade), desenvolvido pelo francês Alain Bivas. “Enquanto a sua comida está a cozer no meio do jardim, pode relaxar e desfrutar de momentos ao ar livre, sem se preocupar com fumo, gás, comida queimada ou a segurança de crianças e animais”, garantiu o responsável pelo design do SUNplcity, citado pelo portal Ciclo vivo.
Desde muito cedo, Alain Bivas tinha interesse na energia e no calor do sol. Quando jovem, tentou criar o seu primeiro fogão solar, mas a potência do equipamento era demasiado elevada e provocava alguns incêndios. Após muitos projectos e tentativas, criou um fogão solar seguro e começou a cozinhar com a sua namorada, utilizando apenas o calor do sol. Os modelos que desenvolveu foram testados em vários locais e na preparação de várias receitas.
Toda esta experiência levou à SUNplicity. Convencido da possibilidade de cozinhar com o calor do sol, o inventor quis criar um modelo prático, seguro, leve e fácil de transportar. O fogão pode ser montado em qualquer lugar, dispensando, por exemplo, a utilização de botijas de gás ou outras fontes de energia em parques de campismo e pistas. “Cozinhar com energia solar é a forma mais divertida e saborosa de proteger o futuro do nosso belo planeta”, diz Alain Bivas.
A construção deste modelo começou em 2009 e foi premiada em 2015, quando a SUNplicity recebeu a medalha de ouro no Concours Lépine Int. em Paris. Desde 2015, o fogão solar dobrável tem sido vendido à França e à Europa. Através do website, é possível encomendar para outras regiões, mas o preço é bastante elevado, considerando as taxas de conversão e expedição – a SUNplicity é vendida a 410 euros (cerca de 27 800 meticais) na loja online, que também oferece panelas de diferentes tamanhos.
O produto é feito de metal, com materiais seleccionados tendo em mente a durabilidade. O espelho é feito de alumínio e coberto com duas nano-camadas de ceramida que reforçam a luz e limitam os riscos.
O fabricante garante que, para montar o fogão, o tempo gasto não ultrapassa 1 minuto (ver neste vídeo). A potência média de 230° C é um pouco inferior à de um fogão convencional, mas é capaz de ferver um litro de água em 30 minutos. Com a SUNplicity é possível cozinhar refeições para até três pessoas.
Alain faz questão de explicar que o seu produto é completamente seguro para as pessoas, para a cozinha e para o ambiente: em qualquer altura, o espelho da placa permanece frio, apenas o recipiente é aquecido, a profundidade evita qualquer risco de incêndio e o brilho é controlado de modo a não ferir os olhos. Em caso de ventos fortes, a placa desengata sem derramar o conteúdo da panela. Além disso, quanto mais uniforme for a distribuição de calor, mais os alimentos não se colam ao fundo da panela.
Relativamente às receitas, Alain explica que a cozinha solar melhora o sabor e o aroma e respeita os nutrientes, mas demora cerca de 15 minutos a mais por hora do que a cozinha convencional. Após a utilização, a limpeza é fácil. Com uma esponja macia é possível remover qualquer resíduo.



Fonte: Ciclo Vivo