O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) garante que vai continuar a apoiar o País no processo de reconstrução da província de Cabo Delgado, devido ao terrorismo.
O administrador do PNUD, Achim Steiner, deu a garantia ao Presidente da República, Filipe Nyusi, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, depois de um encontro que mantiveram, esta segunda-feira, 27 de Março.
Falando à imprensa moçambicana, Achim Steiner disse que o PNUD espera continuar a apoiar Moçambique na realização das suas prioridades de desenvolvimento, mas também na sua presença no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) demonstrando a centralidade das questões de desenvolvimento mesmo na abordagem de temas sobre a paz e segurança.
Neste sentido, Filipe Nyusi revelou, no encontro, que a situação em Cabo Delgado “já não é tão grave como anteriormente”, mas há necessidade de se trabalhar em conjunto com os vários parceiros incluindo a SADC que tem presença militar na província.
Por sua vez, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, defendeu, no encontro, que para o Executivo moçambicano, mais do que uma ajuda humanitária, em Cabo Delgado, o foco deve ser dado às acções de desenvolvimento.
“É preciso reconstruir Cabo Delgado, e encontrar formas de efectivamente apoiar os deslocados de modo que voltem a sonhar e olhar para a frente com a esperança de que podem ter uma vida melhor. Portanto, nessa vertente haverá apoio para o desenvolvimento”, disse a governante, falando num briefing à imprensa moçambicana, em Nova Iorque.