O Presidente da República, Filipe Nyusi, encontra-se desde a manhã desta segunda-feira, 27 de Março, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), para cumprir uma agenda de trabalho de cinco dias, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). A deslocação foi efectuada no contexto da presidência de Moçambique do Conselho de Segurança (CS).
O chefe do Estado orienta, a partir de hoje, terça-feira, 28 de Março, um debate sobre terrorismo e extremismo violento, no qual deverá apresentar as posições do País relativamente a estes assuntos e partilhá-las com os membros do CS e convidados, tendo em conta a importância que os mesmos têm estado a tomar em termos globais.
“Está igualmente agendado o debate sobre o impacto das políticas de desenvolvimento na implementação da iniciativa continental do “Silenciar das Armas” [painel de alto nível co-organizado por Moçambique, em parceria com CHATAM House, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a Comissão da União Africana, na cimeira de Fevereiro em Adis Abeba].
Na agenda de Filipe Nyusi está ainda um “encontro com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e com o administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Achim Steiner”, detalhou o comunicado da presidência.