O seguro de condomínio, como já vimos, garante mais segurança e uma melhor gestão das partes comuns do prédio e das fracções autónomas, e é especialmente importante por envolver muitas pessoas a viverem no edifício.
Ao contratar um seguro de condomínio, o seu valor é dividido entre os condóminos. Desta forma é possível poupar e poderá adicionar outras coberturas, a um valor mais baixo ao que individualmente paga.
As vantagens de contratar um seguro de condomínio incluem ainda a redução da burocracia em caso de accionamento do seguro e uma maior facilidade de gestão com apenas um. Outra vantagem é a maior facilidade em gerir apenas um seguro, visto que com vários, independentes, podem existir complicações, nomeadamente com atrasos de pagamentos de prémios ou franquias se tiverem sido accionados seguros individuais.
Estas vantagens fazem com que muitos condomínios vejam este tipo de seguro como uma opção económica face à alternativa. Contudo, é importante que exista uma protecção no imóvel que, pelo menos, cumpra a lei e garanta a segurança dos moradores.
A grande vantagem de contratar este seguro, especialmente a cobertura total, reside no facto de tanto o gerente como os outros condóminos não terem dores de cabeça ou perdas como resultado de danos no condomínio.
O seguro anual é muito mais baixo do que o montante pago em caso de danos. Além disso, este valor dividido entre os condóminos é insignificante e não vale realmente a pena correr o risco pelo valor dos danos que possam ocorrer.
Finalmente, contratando uma empresa de confiança, a hipótese de ter prejuízos será minimizada e a segurança aumentada.