A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, disse neste domingo, 26 de Março, que o seu país vai aumentar os investimentos em África e ajudar a aumentar o crescimento económico do continente.
Kamala Harris falava em Acra, no Gana, onde chegou para a primeira etapa de uma visita ao continente que inclui também deslocações à Zâmbia e Tanzânia, durante a qual deverá anunciar vários projectos de investimentos nos três países.
A administração Biden está a tentar fortalecer os laços com África face aos enormes investimentos da China no continente e a um aumento da presença russa, neste caso principalmente através do envio de mercenários para zonas de conflito.
Em Dezembro, antes da Cimeira Estados Unidos-África, a admnistração americana afirmou que iria investir 55 mil milhões de dólares no continente num período de três anos.
Numa visita ao Níger neste mês, o secretário de Estado americano Antony Blinken anunciou também 150 milhões de dólares em ajuda humanitária para a região do Sahel.
Entidades oficiais americanas disseram que, durante a visita ao continente africano, Harris vai discutir o envolvimento da China tanto nas áreas económicas e de tecnologia que preocupam os Estados Unidos, como na reestruturação da dívida dos países africanos.
Após a visita ao Gana, a governante deslocar-se-á à Tanzânia, entre os dias 29 e 31 deste mês, e à Zâmbia, entre 31 de Março e 1 de Abril.