O vice-ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, participa, hoje, 27 de Março, em Luanda, Angola, na 16.ª reunião extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
De acordo com um comunicado do Ministério, a reunião irá apreciar a alteração dos estatutos da organização, particularmente a inclusão da cooperação económica, nos objectivos gerais da comunidade.
Segundo a nota, na mesma reunião, os ministros dos Negócios Estrangeiros vão debater sobre “o papel dos mares e oceanos na projecção internacional da CPLP”, bem como inteirar-se dos preparativos da 14.ª conferência de chefes de Estado e de Governo da organização, a ter lugar em Julho próximo.
A CPLP é uma organização internacional formada por países lusófonos, cujo objectivo é o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros.
Criada em 17 de Julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, a organização acolheu Timor-Leste como país integrante em 2002 e, em 2014, a Guiné Equatorial tornou-se o nono membro.