Como, hoje em dia, a natureza e a sua preservação são temas importantes e muito abordados, a Civitatis, empresa de visitas guiadas, excursões e actividades, decidiu reunir alguns dos parques naturais mais impressionantes do mundo. Encontre-os na Argentina, Croácia, Islândia e Brasil.
Foz do Iguaçu (Argentina)
Embora estejam na fronteira com o seu vizinho Brasil, as cataratas do Parque Nacional de Iguaçu, declaradas Património da Humanidade, encontram-se integralmente em território argentino. Estas cataratas são também consideradas uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo devido à sua riqueza de paisagens, ecossistemas, fauna e flora.”

Parque Nacional Serranía de la Macarena (Colômbia)
É o ponto de encontro de três das principais áreas naturais da Colômbia: a andina, a amazónica e a orinocense. O Parque Nacional Natural Serranía de la Macarena engloba um espaço onde podemos encontrar ecossistemas variados como selvas húmidas, várzeas e savana amazónica.

Parque Nacional de Vatnajökull (Islândia)
Considerado o parque nacional mais extenso da Europa, Vatnajökull engloba, simultaneamente, dois outros parques, o Skaftafell e o Jökulsárgljúfur, onde os rios, glaciares e vulcões formam um cenário idílico, digno de admirar.

Parque do Ibirapuera (Brasil)
É um destino obrigatório para qualquer pessoa que viaja para São Paulo. Este parque urbano oferece um oásis tranquilo no meio da cidade agitada, com belos jardins, caminhos sinuosos e lagos pitorescos.”

Parque Nacional Goreme (Turquia)
Soa-lhe familiar um cenário de balões de ar quente a sobrevoar uma paisagem de formações rochosas? São as famosas Chaminés de Fada, no vale de Devrent, na região norte da Capadócia. Este parque natural, declarado Património Mundial da Humanidade, conta também com santuários rupestres, casas e aldeias de grutas do século IV.

Lagunas de Ruidera (Espanha)
“Ao longo do vale do Guadiana Viejo, encontram-se 16 maravilhas fluviais rodeadas de uma paisagem inigualável. Além disso, neste ambiente idílico de Albacete e Ciudad Real, encontra-se a gruta de Montesinos, uma caverna de 18 metros de profundidade escavada em calcário magnesiano avermelhado, mencionada na novela “Dom Quixote de la Mancha”.

Parque Nacional Serengueti (Tanzânia)
“Considerado um dos parques nacionais mais famosos e importantes de África, este espaço natural protegido é a principal atracção turística da Tanzânia, já que aqui se concentra uma grande diversidade de fauna selvagem, entre a qual se encontram os cinco grandes mamíferos africanos: o leão, o leopardo, o rinoceronte-negro, o elefante e o búfalo.”

Urbasa-Andía (Espanha)
“Os bosques encantados de Navarra têm nome e chamam-se Urbasa-Andía. A razão de ser um dos parques naturais mais belos de Espanha? Duas serras que se unem através de pastos e densos bosques de faias que criam uma paisagem bucólica que o deixará boquiaberto.

Parque Nacional de Los Nevados (Colômbia)
Este parque emblemático encontra-se na Cordilheira Central dos Andes e ocupa uma superfície que se distribui pelos municípios colombianos de Pereira, Murillo e Ibagué.

Lagos de Plitvice (Croácia)
Os 16 lagos em diferentes níveis fazem do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice um autêntico paraíso de água. Situado na região croata de Lika, neste espaço natural de 30 mil hectares, as faias, os abetos e os pinheiros convivem com ursos-pardos, lobos e águias, entre outras espécies.

Fonte: Notícias ao Minuto