O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Banco de Comercio e Indústria (BCI) financiaram o projecto Acção Financeira Afirmativa para mulheres em África (AFAWA) com o valor de 485 mil dólares, com vista a promover o acesso das mulheres ao financiamento no continente.
Os bancos assinaram um acordo de assistência técnica para o programa, no âmbito do Fórum de Investimento da Mauritânia, “Invest Days-Nouakchott”, que decorreu nos passados dias 15 e 16 de Março, na Mauritânia, relata o comunicado de imprensa do BAD, divulgado esta quinta-feira.
“A assinatura deste acordo de assistência técnica com o BCI é um passo importante no apoio à inclusão financeira e ao crescimento das PME lideradas por mulheres, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento económico da Mauritânia”, disse o director executivo do BAD para o Norte de África, El Azizi.
O projecto visa reforçar as capacidades de financiamento do BAD para o comércio e indústria a favor das pequenas e médias empresas (PME) detidas por mulheres na Mauritânia, Mali, Senegal e Guiné, relata o comunicado.
Para o director executivo do BCI, Isselmou Tajidine, o projecto fortificará a parceria estratégica entre o BCI e o BAD, no sentido de os posicionar como bancos de eleição das mulheres empresárias. “Ajudará a expandir a oferta de produtos financeiros e apoio técnico às empresas lideradas por mulheres”, acrescentou.
Por ocasião do Fórum, foi lançado o programa “Embaixadoras da AFAWA”, com o objectivo de liderar uma advocacia destinada a acelerar o acesso ao financiamento para mulheres empresárias em África, destacando, ao mesmo tempo, as mulheres líderes.
“A iniciativa é crucial para colmatar o fosso financeiro das mulheres empresárias africanas através do acesso ao financiamento, assistência técnica e diálogo político”, apontou a directora geral da Agência de Promoção do Investimento na Mauritânia, Aïssata Lam.