A marca italiana de carros desportivos, Ferrari, tem uma nova versão de entrada nos seus descapotáveis. Trata-se do Roma Spider que iguala as prestações do Roma Coupé V8, graças a engenhosas alterações aerodinâmicas.
O primeiro automóvel da Ferrari com capota flexível desde o fim da comercialização do F430 Spider em 2010 é o novo Ferrari Roma Spider, que passa a ser a versão de entrada nos ‘cabrios’ da marca do Cavallino Rampante.
A nova proposta foi profundamente revista na parte traseira e os designers da Ferrari inspiraram-se no Portofino M, que vai ser substituído pelo Roma Spider.
A base deste descapotável é a mesma do Roma Coupé, mas a rigidez da estrutura foi reforçada devido à ausência do tejadilho. No total, o Roma Spider pesa mais 84 kg do que os 1570 kg do Roma Coupé, o que se deve à inclusão do mecanismo retráctil, do deflector aerodinâmico e dos apoios de cabeça integrados nos assentos traseiros. A principal alteração consiste naturalmente na capota flexível.
A capota é feita com cinco camadas de revestimento e oferece um isolamento semelhante ao coupé e pode ser aberta em 13,5 segundos a uma velocidade até 60 km/h. A marca reivindica que a capacidade da bagageira de 255 litros não é muito prejudicada quando a capota está recolhida, embora não tenha avançado valores.
A estabilidade aerodinâmica quando a capota está recolhida é assegurada por um deflector de vento que está integrado no assento traseiro, o qual pode ser aberto a velocidades até 170 km/h.
No capítulo mecânico, o Roma Spider recebe o bloco V8 biturbo de 3,9 litros que desenvolve uma potência de 620 cv, transmitida ao eixo traseiro por uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades.
Apesar da ausência de capota e do consequente aumento da resistência aerodinâmica, os engenheiros da Ferrari introduziram algumas alterações, incluindo um spoiler activo e uma linha do tecto curva, para permitir ao Spider igualar as prestações do coupé, sendo anunciada uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 320 km/h.
Fonte: Turbo