A mineradora irlandesa Kenmare Resources, um dos principais produtores mundiais de minerais de titânio e zircónio, que explora as areias pesadas de Moma, na província de Nampula, no norte de Moçambique, anunciou hoje, quarta-feira, 22 de Março, os seus resultados preliminares referentes ao exercício económico do ano passado.
Segundo o relatório publicado no seu portal, as receitas dos produtos minerais aumentaram 18% para 498,4 milhões de dólares, e o Ebitda – lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortizações – aumentou 39% para 298 milhões de dólares.
Para o director executivo da Kenmare, Michael Carvill, “2022 foi um ano de desempenho financeiro recorde para a multinacional. Os nossos resultados financeiros foram impulsionados por volumes de produção estáveis e preços-recorde de produtos”, refere Michael Carvill, citado no documento.
Até final de 2022, a mineradora passou para uma posição líquida em dinheiro de 27,5 milhões de dólares, o que representa uma melhoria de 110,3 milhões de dólares ao longo dos 12 meses. Assim, “o Conselho recomenda um dividendo de 54,31 dólares por acção para 2022, mais 66% do que os 32,71 dólares por acção para 2021”.
Para este ano de 2023, a mineradora mantém o optimismo, apesar de ter interrompido a produção de ilmenite e de rutilo, em Fevereiro, devido aos choques extremos. “Em 2023, o mercado para os nossos produtos continua a ser dinâmico, embora a níveis marginalmente inferiores aos máximos do terceiro trimestre de 2022, com uma forte procura de volume por parte dos clientes”, lê-se no documento.