O novo separador será exclusivo para conteúdos seleccionados criados por fontes de confiança em tópicos tais como tecnologia, ciência, matemática e engenharia.
O separador chamado STEM (um acrónimo para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) será posicionado ao lado dos dois feeds existentes – ‘a seguir’ e ‘para si’ – e centrar-se-á nos interesses daqueles que querem saber mais sobre estas quatro áreas de conhecimento. Isto não significa que todo o conteúdo sobre ciência seja localizado aqui, porque as regras de qualificação do feed serão diferentes.
Um vídeo que se qualifica para o feed STEM deve passar por múltiplas camadas de verificação criadas por parceiros da TikTok qualificados. A Commom Sense Networks (Redes de Senso Comum) e o Instituto Poynter (uma escola de jornalismo nos EUA) são duas das organizações que irão rever o conteúdo para ver se é apropriado para o separador.
Este tipo de feed poderá atrair uma audiência mais qualificada para o TikTok e os criadores poderão apostar em vídeos curtos porque sabem que terão um lugar próprio para os inserir sem terem de partilhar espaço com dançarinos, piadas ou vídeos virais.
Segundo a TikTok, há muita desinformação sobre temas como a ciência e a saúde, tal como foi demonstrado durante os anos pandémicos. Mesmo com a luta do serviço contra notícias falsas ou enganosas, muitos conteúdos conseguiram e conseguem passar pela ferramenta da moderação ou acabam camuflados para ter o seu alcance aumentado.
Nas próximas semanas, será realizado um teste com utilizadores dos EUA. Há já algum tempo que a rede social de vídeos curtos tem vindo a testar feeds temáticos para agradar ao seu público. Categorias como moda, desporto e jogos já foram experimentadas em algum momento, pelo que poderá ser uma tendência para o futuro do serviço
Discussion about this post