Os preços do petróleo nos mercados internacionais subiam cerca de 1,3% desde as primeiras horas desta quarta-feira, 15 de Março. O Brent – referência para as importações nacionais – transaccionava a 78,40 dólares, enquanto o norte-americano WTI cotava nos 72,31 dólares por barril.
A recuperação dos preços do petróleo dá-se depois da pressão resultante da falência do Silicon Valley Bank, que agitou os mercados financeiros globais no início desta semana. “O mercado do petróleo recuperou sozinho após as recentes perdas acentuadas”, afirmou o analista Toshitaka Tazawa, citado pela Reuters.
De acordo com a agência noticiosa, a suportar a subida dos preços está o facto de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ter subido a previsão relativa ao aumento da procura chinesa por petróleo em 2023, devido ao levantamento das restrições para travar o covid-19.
As refinarias chinesas processaram mais 3,3% de petróleo nos primeiros dois meses de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.