Moçambique já recebeu mais de 40% do equipamento para o recenseamento eleitoral que arranca daqui a cerca de um mês, com vista às autárquicas de 11 de Outubro, revelou o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Paulo Cuinica.
“Já temos na nossa posse mais de 40% do material do registo eleitoral e nos próximos dias vai chegar um avião com mais equipamento”, afirmou o porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, ao fazer um ponto de situação do processo.
O recenseamento para as eleições autárquicas começa no dia 20 de Abril e termina a 3 de Junho, o que significa que o processo terá uma duração de 45 dias.
Segundo Paulo Cuinica, o Governo disponibilizou as verbas necessárias para o processo do registo eleitoral e as operações estão a ser financiadas sem contratempos.
As eleições deste ano estão orçadas em mais de 14,8 mil milhões de meticais.
No passado dia 14 de Dezembro, a Assembleia da República aprovou na generalidade a criação de 12 novas autarquias, o que elevou o total de 53 para 65.
Em Julho de 2022, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) revelou que estava com défice financeiro para a realização das eleições autárquicas. De acordo com a instituição, existiam na altura, para o efeito, apenas mil milhões de meticais.