O volume de produção pesqueira no País deverá atingir 468 mil toneladas este ano, prevendo-se a arrecadação de uma receita global de cerca de 37 mil milhões de meticais, segundo as previsões do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas.
Falando nesta segunda-feira, 13 de Março, no distrito municipal Katembe, em Maputo, durante a cerimonia de abertura da campanha de pesca de 2023, a ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, mostrou-se confiante em relação à produção pesqueira prevista para este ano, afirmando que os volumes poderão ascender aos do ano passado.
“As nossas expectativas, para a presente época pesqueira, são animadoras quanto ao aumento da produção. As estimativas apontam para uma produção global de 468 mil toneladas, valoradas em 37 mil milhões de meticais”, perspectivou a ministra.
De acordo com a governante, prevê-se que sejam licenciadas 78 embarcações industriais, 406 embarcações semi-industriais e 37 649 artes de pesca artesanal, tendo revelado ainda que, do total da produção, a pesca artesanal contribuirá com mais de 90% sendo, deste modo, um dos principais pilares que asseguram a contribuição na economia nacional.
“De momento, temos o grande desafio de assegurar a qualidade, a eficiência e a fiabilidade nos sistemas de registo de informação estatística da produção. Por outro lado, devemos prosseguir no caminho da consciencialização dos pescadores artesanais para a adesão ao licenciamento das suas actividades e à inscrição no sistema de segurança social e de seguro das suas unidades de pesca”, concluiu Lídia Cardoso.
Discussion about this post