Os preços do petróleo seguem a valorizar, após alguma volatilidade sentida na sequência do colapso do Silicon Valley Bank. O banco, que era o 16.º maior dos EUA por activos, afundou em dois dias, o que lançou instabilidade nos mercados.
O West Texas Intermediate, referência para os Estados Unidos, sobe 0,46% para 77,03 dólares por barril, enquanto o Brent do Mar do Norte, negociado em Londres e referência para as importações europeias, soma 0,45% para 83,15 dólares por barril.
As autoridades norte-americanas anunciaram, na noite de domingo, esforços para fortalecer a confiança no sistema bancário e o Goldman Sachs antecipa agora que a Fed vá ser mais branda na subida das taxas de juro devido à turbulência sentida nos mercados. Os sucessivos acontecimentos colocaram o dólar em queda, fornecendo algum alívio às commodities.
No mercado do gás natural, os preços seguem a cair, pressionados por um aumento da temperatura que está a levar a uma redução de consumo de energia. Prevê-se que as temperaturas se mantenham mais quentes do que o habitual para esta altura do ano nos próximos dias.
O gás negociado em Amesterdão (TTF), referência para o mercado europeu, cede 7,9%, para 48,65 euros por megawatt-hora.