Uma casa foi construída ao longo de dez semanas por 12 estudantes de arquitectura e engenharia de Londres, Reino Unido, em diferentes fases de formação. O modelo de construção é baseado num sistema modular de madeira.
Apelidada de Nest House, a residência foi concebida pela Studio Bark, uma empresa que proporciona arquitectura ambiental inspiradora, que tem um programa de ensino de técnicas de construção chamado No Building As Usual e que inclui sessões de tutoria com líderes da indústria e workshops de grupo sobre temas que vão desde a sustentabilidade até à igualdade, diversidade e inclusão. Com a união da teoria à prática, nasceu o Nest House.
A residência de um andar totalmente acessível satisfaz as necessidades de um casal de idosos reformados, clientes do projecto, com um dos elementos a precisar de exigências específicas enquanto pessoa deficiente, bem como um desejo de viver num lar amigo do ambiente.
Entre as medidas para garantir a acessibilidade, todos os limiares são nivelados e todas as janelas são inclináveis, o que facilita a abertura mesmo que o proprietário utilize uma cadeira de rodas.
Sistema inovador
A estrutura da casa é baseada em U-Build, um sistema modular de construção em madeira desenvolvido pelo escritório Studio Bark. O modelo é composto por um kit plano de peças em contraplacado que podem ser montadas juntas para formar um edifício que pode ser facilmente desmontado e reutilizado.
No caso da Nest House, além das peças de madeira, a casa de baixo impacto ambiental tem uma fundação de madeira recuperada e um sistema reutilizável feito de plástico reciclado, o Jackpad. As travessas de caminho-de-ferro recuperadas foram utilizadas como paredes de retenção. Sendo totalmente livre de betão e aço estrutural, a estrutura é completamente desmontável e reutilizável.
A residência é coberta por um telhado verde e painéis solares, assegurando a produção de energia limpa para a procura doméstica. Outro ponto interessante é que a planta é organizada em torno de um terraço central, o que ajuda a maximizar a iluminação natural e a ventilação cruzada passiva.
Como foi instalada numa zona rural do Herefordshire no Reino Unido, a casa modular de madeira está parcialmente encastrada para se adaptar à paisagem, reduzindo o seu impacto visual no local e privilegiando a vista do Wye Valley, situado entre o Leste do País de Gales e o Oeste de Inglaterra.
O desenho da paisagem também inclui a introdução de um pomar, um prado de flores silvestres e iluminação externa mínima para assegurar a sensibilidade à vida selvagem.
Fonte: Ciclo Vivo
Discussion about this post