A marca chinesa de smartphones, Tecno, apresentou uma nova tecnologia para implementar o aspecto dos telemóveis. É a Tecnologia de Coloração Camaleónica que, pelo nome, já se pode imaginar o que é capaz de fazer: mudar de cor de acordo com a vontade do utilizador.
Esta novidade foi apresentada num protótipo no Mobile World Congress (MWC), que decorreu até ao passado dia 2 em Barcelona, e baseia-se num prisma controlador eléctrico que utiliza uma rede de material capaz de se modificar a si próprio através da aplicação de um campo eléctrico. Não é como se o dispositivo emitisse luz num painel na parte de trás, mas sim como se estivesse encarregado de espalhar a luz através da superfície, gerando as cores.
Tudo isto pode ser controlado pelo próprio utilizador através de software, que pode seleccionar a cor desejada e demora apenas 0,03 segundos. Da mesma forma, o componente não gera um consumo de energia muito elevado, sendo 100 mudanças num dia equivalente a ver um vídeo de 5 minutos.
De acordo com o que foi divulgado pela empresa fabricante, há 1600 cores disponíveis e a sua durabilidade é de até 2 milhões de vezes. Por conseguinte, é uma tecnologia que pode ser utilizada durante muito tempo, mesmo que o proprietário do telemóvel faça várias alterações ao longo dos dias no aparelho.
O mesmo fabricante já tinha apresentado algo semelhante anteriormente quando lançou o Tecno Camon 19 Pro Mondrian Edition, que foi capaz de mudar de cor de acordo com a luz ultravioleta.
Discussion about this post