As pessoas mais ricas do mundo investem o seu dinheiro de várias formas, desde edifícios de escritórios a investimentos passionais, de acordo com o “Relatório de Riqueza” da agência imobiliária britânica Knight Frank, 2023.
O inquérito, realizado com mais de 500 banqueiros privados, consultores de património e escritórios familiares, detalha as finanças de indivíduos com património líquido ultra elevado. Desde edifícios comerciais a vastas colecções de arte, é assim que as pessoas ricas investem o seu dinheiro. Cada categoria de activos representa uma percentagem da carteira média, com o total a somar um pouco mais de 100% devido aos arredondamentos no relatório da Knight Frank.
Propriedade comercial: 34%
No total, a propriedade comercial constitui uma das carteiras das pessoas mais ricas do mundo, superior à das acções, mas o relatório da Knight Frank decompõe isto em investimentos directos e indirectos. Segundo o relatório, 43% dos inquiridos dizem que os seus clientes investem actualmente em escritórios, o tipo mais comum de propriedade comercial.
Os factores ambientais são também significativos na forma como as pessoas ricas escolhem em que propriedades investir, com 57% a afirmarem que os seus clientes verificam se a propriedade tem uma fonte de energia verde.
Acções: 26%
Uma afectação média de 26% das carteiras de investimento das pessoas mais ricas do mundo vai para acções.
Títulos: 17%
Há muito que os Títulos têm sido tocados como uma forma conveniente de investir dinheiro, pelo que não é surpresa que representem 17% da carteira média das pessoas ricas.
Capital privado ou capital de risco: 9%
O capital privado significa investir numa empresa que ainda não está no mercado de acções e, se for um capital de risco, tal significa que é mais perigoso, mas a empresa tem um elevado potencial de crescimento. E as pessoas mais ricas do mundo colocam em média 9% da sua carteira nesses investimentos.
Investimentos de paixão: 5%
Investimentos de paixão são coisas como arte, carros e vinhos, que podem ser comprados por diversão ou simplesmente como um investimento. Representam aproximadamente 5% da carteira média.
Ouro: 3%
Em média, as pessoas mais ricas do mundo armazenam 3% dos seus investimentos em ouro.
Criptoactivo: 2%
As pessoas mais ricas do mundo consideram a moeda criptográfica o investimento mais volátil, mas continua a representar 2% da carteira média. No relatório do ano passado, a Knight Frank disse que 18% das pessoas mais ricas do mundo possuíam alguma forma de moeda criptográfica.
Outros: 7%
A investigação da Knight Frank também lista “outros” investimentos, que ocupam 7% da carteira média, mas não especifica o que essa categoria inclui.
Fonte: The Capital Advisor
Discussion about this post