A Suécia anunciou nesta quinta-feira, 9 de Março, um apoio de cerca de 19 milhões de dólares para acções de adaptação às mudanças climáticas em Moçambique por um período de cinco anos.
A verba será aplicada à margem do programa “Local Climate Adaptive Living Facility” e contará com o apoio técnico do Fundo de Desenvolvimento de Capital das Nações Unidas, assim como do Governo de Moçambique.
Os fundos agora anunciados seguem-se a compromissos anteriores de cerca de 13,8 milhões de dólares, entregues entre Julho de 2018 e Dezembro de 2022.
De acordo com a subchefe de Cooperação da embaixada sueca em Maputo, Luísa Fumo, os fundos suecos já financiaram a construção de um novo mercado, no distrito de Chigubo, na província de Gaza, salientando que a infra-estrutura é forte o suficiente para resistir aos ciclones que se fazem sentir na área.
“São investimentos de pequena escala, mas de grande impacto, que podem ser transformadores para as comunidades na linha da frente das mudanças climáticas”, avançou a responsável.
Segundo Luísa Fumo, o programa “Local Climate Adaptive Living Facility” tem ajudado a fazer investimentos nas áreas da saúde, educação, água e saneamento e outros serviços essenciais seleccionados pelas comunidades num processo participativo e em estreito diálogo com os governos locais.
“Foi com base nos resultados animadores alcançados na primeira fase de implementação do programa que a Suécia e o Governo de Moçambique iniciaram uma reflexão sobre a continuidade e expansão do mesmo para outras áreas geográficas do País”, afirmou Luísa Fumo.
O projecto está a ser implementado em 34 países da África, Ásia, Caribe e Pacífico.