O porto de Maputo vai criar um terminal próprio para camiões, na província de Maputo, para reduzir o congestionamento na Estrada Nacional Número 4 (N4).
A infra-estrutura terá entre 10 e 15 hectares e estará localizada no distrito de Moamba, província de Maputo. As obras das instalações deverão ser custeadas pela empresa concessionária daquele porto, com uma duração prevista de três meses.
O trânsito de viaturas na N4 tem sido um martírio, muitas vezes por causa do congestionamento criado por camiões vindos da África do Sul, tendo como destino o porto de Maputo. Para discutir o assunto, o ministro dos Transportes e Comunicações recebeu nesta segunda-feira, 6 de Março, o governador da província de Maputo, Júlio Parruque.
Mateus Magala revelou que, “em média, passam, por dia, 1200 camiões pela N4 vindos da África do Sul, sobretudo com carvão e ferrocrómio”, informação corroborada pelo governador Júlio Parruque, que declarou existirem “muitos transtornos devido ao congestionamento da via, provocados por camiões que se fazem” àquela estrada.
O Governo vai também proibir a circulação de camiões nas horas de ponta, entre as 06h00 e as 08h00 e as 16h00 e as 18h00.
A longo prazo, o Executivo pretende que a carga transportada por camiões passe a sê-lo por comboios, um trabalho que deve ser feito pela CFM (Caminhos de Ferro de Moçambique) e a empresa concessionária do porto de Maputo.
Discussion about this post