O director-executivo da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), Osório Lucas, afirmou que as reformas introduzidas nos últimos anos tornaram o sistema portuário nacional mais eficiente.
Com efeito, a produtividade do porto de Maputo é duas vezes superior à dos portos sul-africanos que manuseiam o mesmo tipo de carga.
A fonte falava na última quarta-feira, 1 de Março, em Maputo, durante um encontro com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), no quadro de uma visita que esta agremiação empresarial efectuou à MPDC, no sentido de auscultar os gestores do porto sobre o curso do ambiente de negócios no mercado e as perspectivas da empresa, e sua colaboração, para a Conferência Anual do Sector Privado (CASP), a realizar-se nos dias 22 e 23 de Junho próximo.
Segundo Osório Lucas, citado pelo jornal notícias, a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo prevê, nos próximos anos, fazer um investimento ambicioso em infra-estruturas, com vista a tornar o porto de Maputo cada vez mais competitivo.
“As reformas em curso no sector portuário estão a trazer impactos positivos, o que se traduz no aumento do volume de carga manuseada e redução de tempo de espera. Em 2022, o volume de carga manuseada atingiu cerca de 27 milhões de toneladas contra 22 milhões do ano anterior”, informou o responsável, que avançou ainda que, relativamente ao ambiente de negócios, se registam algumas melhorias graças às reformas feitas nos últimos anos.
Já sobre o conteúdo local, o diretor-executivo referiu-se, igualmente, ao lançamento de um programa denominado “Portefólio”, uma iniciativa que visa apoiar e valorizar o fornecedor local, através da qual as pequenas empresas do ramo industrial e pessoas singulares podem ter acesso a oportunidades de fornecimento de produtos e serviços ao porto de Maputo, criação de parcerias e networking. O programa visa essencialmente colmatar a necessidade de recorrer a prestadores de serviços e produtos estrangeiros, para áreas específicas de manutenção, que podem ser adquiridos localmente.
Discussion about this post