O franchising é uma forma de fazer negócio em parceria, na qual uma empresa com sucesso comprovado (franchisador) ensina a terceiros a sua fórmula de negócio. O parceiro (franchisado) é alguém que quer iniciar o seu negócio, mas prefere, ao invés de trabalhar sozinho e ter de “reinventar a roda”, fazê-lo integrado numa rede.
Vantagens do franchising
- Permite ao franchisado gerir o seu próprio negócio, baseado no know-how de quem já teve sucesso;
- O franchisado pode usufruir da promoção da marca registada e das sinergias na comunicação, marketing e publicidade do franchisador;
- O investimento num negócio em franchising é, habitualmente, inferior aos casos em que abre um negócio idêntico, mas de modo independente;
- Pode beneficiar da denominada escala de rede que permite, ao parceiro, acesso a fornecedores com relações já estabelecidas com o franchisador, acesso a formação contínua, etc.
Desvantagens
- O franchisado pode ter pouca abertura para promover a sua personalidade no negócio, porque o franchisador pode pretender exercer o direito de controlar a apresentação do seu produto/serviço;
- Custos associados à integração na rede, tais como os direitos de entrada, os “royalities” e a taxa de publicidade;
- O franchisado ou o franchisador podem ser afectados negativamente com o mau desempenho de outros franchisados e/ou franchisadores. Os erros de qualquer um podem prejudicar a imagem da rede;
- O franchisador pode abandonar o negócio se o franchising não estiver a cumprir as expetactivas.
Fonte: Ekonomista
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