Numa época em que os desafios do desemprego e a instabilidade económica são elevados, as pequenas e médias empresas (PME) estão a demonstrar ser os motores do crescimento económico e da criação de empregos em todo o continente africano.
Em reconhecimento ao papel crítico que as PME desempenham, a empresa de entretenimento, MultiChoice lançou o MultiChoice Africa Accelerator Programme, que formou 29 empresas em nove países africanos nas principais competências empreendedoras, das quais foram escolhidas as 11 mais promissoras, que poderão agora apresentar as suas propostas a potenciais investidores internacionais no Dubai, Emirados Árabes Unidos.
“Não há como negar o impacto que as PME africanas têm na criação de empregos e no crescimento económico”, afirma Fhulufhelo Badugela, CEO da MultiChoice Africa. “Através do MultiChoice Africa Accelerator Programme, a nossa visão é agarrar esse impacto e multiplicá-lo para além do que os nossos fundadores de startups jamais acreditaram ser possível. Não tenho dúvidas de que essas pequenas empresas poderão usar tudo o que aprenderam até agora para desbloquear o financiamento de negócios transformadores.”
O MultiChoice Africa Accelerator Programme visa especificamente startups e pequenas empresas nos sectores de tecnologia de saúde, agro-tecnologia, fintech, edutech, economia circular e indústrias criativas.
“A qualidade das candidaturas deste ano foi elevada. Tal confirma a nossa visão de que África tem um enorme potencial. O foco específico nas indústrias de tecnologia permite-nos mostrar a inovação de África ao mundo, mas também permite que estas empresas desenvolvam soluções tecnológicas para problemas sociais reais”, acrescenta Badugela.
As 11 startups seleccionadas para apresentar os seus planos de negócio a um painel de investidores do MultiChoice Africa Accelerator Programme deste ano são:
Tupuca, de Angola
Plataforma de comércio rápido sob pedido e agregador logístico de motoristas do tipo uber que permite aos utilizadores fazer pedidos de vários fornecedores e prestadores de serviços, desde restaurantes, mercearias, pequenos retalhos e serviços de correio.
Taskmoby, da Etiópia
Taskmoby é o primeiro mercado digital na Etiópia que conecta clientes com fornecedores de serviços domésticos qualificados (por exemplo, canalizadores, limpeza, electricistas), usando uma aplicação móvel, soluções SMS/USSD e um call center especializado.
StarNews Mobile, da Costa do Marfim
É uma empresa de tecnologia de media pan-africana cuja missão é dar liberdade financeira aos criadores africanos da distribuição e monetização do seu conteúdo digital mundialmente.
Tendo, do Gana
Plataforma de comércio social que permite a qualquer pessoa vender online com capital zero.
Zuri Health, do Quénia
Zuri Health é um hospital virtual (Super Health App) que oferece serviços de saúde acessíveis e económicos a pacientes por toda a África Subsaariana via app móvel, website, bot do WhatsApp e serviço de SMS.
Através da App, os pacientes podem conversar e consultar médicos, comprar remédios em farmácias, agendar análises e exames de diagnóstico e até receber a visita de um médico em casa.
Dojah Inc e Crop2Cash, da Nigéria
Trata-se de uma estrutura de conformidade e verificação de identidade de ponta a ponta para fortalecer a confiança, a credibilidade e a conformidade nos negócios digitais.
A Crop2Cash desenvolve serviços financeiros digitais que permitem que pequenos agricultores em qualquer lugar da Nigéria abram uma conta bancária nos seus telemóveis em menos de dois minutos, sem necessidade de Internet.
MaTontine, do Senegal
MaTontine é uma plataforma de serviços financeiros digitais. “Digitalizamos grupos de poupança africanos tradicionais para fornecer acesso a serviços financeiros a mulheres financeiramente excluídas em África”, lê-se no website da empresa.
Botlhale AI e Gradesmatch, da África do Sul
Constrói ferramentas de Processamento de Linguagem Natural para idiomas africanos. Desenvolvedores e organizações podem integrar qualquer uma dessas ferramentas nas suas soluções através das API (Application Programming Interface).
A Gradesmatch ajuda os alunos (e famílias) a fazerem a transição da educação para a oportunidade económica, construindo a infra-estrutura central que simplifica a jornada da educação para a oportunidade económica.
Mighty Finance Solution, da Zâmbia
Fornece, às PME, em mercados emergentes, soluções financeiras e de crédito integradas usando inteligência artificial. A empresa utiliza o algoritmo de classificação de crédito proprietário para preparar o caminho para uma experiência de empréstimo única e transformar vidas através do fornecimento de empréstimos simples, rápidos e acessíveis.