A Inteligência Artificial é o tema que está a marcar a actualidade nas notícias tecnológicas, nomeadamente as referentes ao sistema ChatGPT da OpenAI. No entanto, a outra face da moeda está a trazer algumas preocupações, pois, de acordo com dados recentes, muitas empresas já substituíram os trabalhadores pelo sistema de Inteligência Artificial.
Uma recente pesquisa do Resumebuilder.com analisou mais de mil líderes empresariais e os resultados mostraram que quase metade das suas empresas já implementou o chatbot inteligente para a realização de diversas tarefas. Os detalhes indicam que de entre as tarefas que o ChatGPT é usado para executar nas empresas estão:
- 66% para escrever código de programação;
- 58% para escrever e criar conteúdo;
- 57% para atendimento ao cliente;
- 52% para escreve resumos e documentos de reuniões.
No que respeita em específico ao processo de contratação, o sistema inteligente é também usado:
- 77% na escrita de descrições de cargos;
- 66% na escrita de pedidos de entrevistas;
- 65% na resposta aos pedidos de entrevista.
A pesquisa ainda sondou os empresários sobre a satisfação com este sistema e os resultados indicam que 55% consideram que o ChatGPT faz um excelente trabalho, enquanto 34% consideram-no como muito bom. Para além disso, 48% dos empresários também acrescentam que economizaram mais de 50 mil dólares com esta mudança e 11% referiram ter poupado mais de 100 mil dólares.
Stacie Haller, consultora e Chief Career Advisor da Resumebuilder, referiu que “à medida que esta nova tecnologia se consolida no local de trabalho, os funcionários precisam de pensar sobre como isso pode afectar as suas responsabilidades de trabalho actuais. Os resultados desta pesquisa mostram que os empregadores procuram simplificar algumas responsabilidades de trabalho através da utilização do ChatGPT”.
A maioria dos empresários está, assim, rendida ao sistema inteligente e espera-se que esta tendência de integrar o ChatGPT nas empresas seja uma tendência no futuro.
Fonte: Sapo