O Banco de Moçambique (BdM) revelou, em comunicado, que recebeu, no segundo semestre de 2022, 337 denúncias de vários clientes de diversos bancos, microbancos e instituições de moeda electrónica, salientando que grande parte das mesmas incidiu sobre questões de crédito, atendimento, operações cambiais e funcionamento de ATM.
Sem dar muitos detalhes sobre as questões levantadas pelos clientes, o BdM avançou que, do total das queixas, 106 são referentes ao Millennium bim e 52 ao Banco Comercial e de Investimento (BCI), que aparecem no topo da lista o que não deixa de ser natural, visto tratarem-se dos dois maiores bancos nacionais em número de balcões e de clientes.
“As restantes reclamações recaem 21 sobre o Letshego, 20 sobre o Standard Bank, 15 sobre o Absa Bank, 15 também sobre o Acess Bank, 12 sobre o Moza Banco, dez sobre o First National Bank (FNB), três sobre o Ecobank e duas sobre o United Bank for Africa (UBA) e sobre o Nedbank”, acrescentou.
Nos microbancos, o destaque vai para 39 queixas contra o Bayport, 17 contra Mybucks e cinco contra o Rónica.
Já sobre as instituições de moeda electrónica, seis denúncias foram feitas contra o M-Pesa, três contra o e-Mola e uma contra a Carteira Móvel.
Discussion about this post