O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores, mas muitas pessoas não tiram partido de todos os benefícios que este recurso pode oferecer.
Fique, abaixo, com algumas dicas para utilizar o seu cartão de crédito de uma forma inteligente.
Estabelecer um limite de despesas
Embora possa ser tentador utilizar todo o limite do cartão disponível, muitas vezes este comportamento é mais prejudicial do que benéfico. Há muitas pessoas que vêem o seu cartão de crédito como um “suplemento” ao seu rendimento e acabam por gastar demasiado.
Mantenha-se a par das suas despesas
Para ter uma relação saudável com o seu cartão de crédito, não há outra forma: tem de acompanhar de perto como estão as suas finanças e controlar os seus hábitos de despesa. Desta forma, é possível descobrir quais são os grandes compromissores do orçamento e estabelecer uma estratégia para lidar com a situação. Se for feito um diagnóstico e os serviços de streaming, por exemplo, aparecerem como os grandes “vilões” do orçamento de uma família, pode reunir-se e discutir se todas as subscrições estão a ser bem utilizadas.
Evite compras em prestações
Para uma compra que o consumidor não poderia pagar na hora, mas é uma super oportunidade ou um sonho, como uma viagem que entrou em promoção, pagar em prestações pode ser uma grande ajuda. No entanto, há que ter cuidado com esta opção de pagamento. Com o tempo, as coisas mudam e situações que pareciam estáveis, tais como um emprego e um certo salário, acabam por mudar.
Além disso, as compras em prestações muito longas têm normalmente taxas e juros que não são, de todo, vantajosos para aqueles que as utilizam. Para complementar ainda mais as razões para evitar pagar em prestações, vale a pena mencionar que algumas lojas e empresas oferecem descontos exclusivos para pagamentos em dinheiro.
Concentre as suas despesas para garantir mais vantagens
Para ter um grande controlo da sua vida financeira, além de seguir de perto as suas despesas, é válido concentrá-las no mesmo local. Desta forma, é muito mais fácil visualizar o fluxo de dinheiro e não precisa de se preocupar com as datas de vencimento de vários cartões.
Fonte: Exame
Discussion about this post