A Electricidade de Moçambique (EDM), através da sua Área de Serviços ao Cliente da Beira, reforçou as suas equipas de piquete e materiais eléctricos para responder às eventuais solicitações e/ou reparações de emergência decorrentes da ocorrência do ciclone tropical Freddy, que entrou para o território moçambicano como tempestade tropical moderada.
Em declarações ao jornal notícias esta sexta-feira, 24 de Fevereiro, o director da Área de Serviços ao Cliente da Beira, Anibal Barea, assegurou prontidão da sua instituição para qualquer eventualidade que possa ocorrer durante este período.
Indicou ainda que caso se registe algum problema na rede de distribuição a partir da Hidroélectrica de Cahora Bassa (HCB), a EDM na Beira tem na sua subestação central, no bairro da Munhava, um “backup” (estrutura alternativa) que poderá garantir serviços básicos e imprescindíveis à cidade.
“Pelo menos vai dar para o funcionamento, como hospitais, centros de acomodação, entre outros locais que atendem às primeiras necessidades”, garantiu.
Anibal Barea apontou ainda que se durante a ocorrência do vento se registar um elevado nível de precipitação e ventos fortes, acima de 120 a 140 quilómetros por hora, ou outras condições adversas ao funcionamento do sistema, serão obrigados a desligá-lo para evitar situações de risco tanto para os utentes como para o próprio equipamento.
Apontou, essencialmente, a queda de postes e cabos eléctricos como um perigo a ter sempre em conta, além do alagamento de infra-estruturas, como factores determinantes para a suspensão do fornecimento normal de energia.
Anibal Barea exortou a população a evitar ficar debaixo dos postes e outras infra-estruturas eléctricas, distanciar-se de cabos que tenham sido derrubados e evitar andar em terrenos alagados.
Em caso de relâmpagos ou descargas atmosféricas, recomendou que se desliguem os quadros da instalação de energia. Aconselhou ainda a evitar se mexer em aparelhos eléctricos descalço ou com pés molhados, sob pena de haver transferência residual de corrente eléctrica.
Discussion about this post