Segundo a análise da DXoMark, um site comercial que avalia cientificamente smartphones, lentes e câmaras, o Samsung Galaxy S23 Ultra não tem a câmara fotográfica mais poderosa do mercado, mas o ecrã é o melhor que pode encontrar entre os equipamentos Android.
Apesar de introduzir um novo sensor de câmara fotográfica, capaz de debitar 200 MP no seu modelo Ultra, quando submetido ao rigoroso teste da DXoMark é apenas o suficiente para o Samsung Galaxy S23 Ultra entrar no top 10 dos melhores smartphones, ocupando o décimo lugar, ainda longe de abanar o domínio do Huawei Mate 50 Pro.
Onde o novo smartphone da Samsung brilha é no seu ecrã. O teste colocou-o em terceiro lugar, embora tecnicamente seja segundo, porque os dois modelos da frente têm a mesma pontuação, neste caso atribuídos ao iPhone 14 Pro e 14 Pro Max da Apple. Isto significa que o Galaxy S23 Ultra é o smartphone Android com melhor ecrã.
Nos detalhes, o smartphone ultrapassa o iPhone na categoria de vídeo, assumindo a melhor pontuação. Este campo avalia a capacidade do render para conteúdos mais próximos da intenção artística original, nos diversos ambientes de iluminação.
Outra boa pontuação foi dada à sua capacidade de ajustar o brilho nos diferentes ambientes de iluminação, assim como a sua fidelização de cores.
O Samsung Galaxy S23 Ultra tem um ecrã OLED de 6,8 polegadas, com uma taxa de refrescamento de 120 Hz, uma resolução de 1440×3088 pixéis e brilho de 1750 nits, o que permite jogar ou assistir a vídeos com facilidade no exterior, ao sol, com a mesma qualidade da experiência nos locais interiores.
Relativamente à sua câmara, esta permite gravar vídeo em HDR, em ISO baixo ou elevado, com 12-bits de cor, possibilitando aumentar a qualidade de imagem em locais bem ou mal iluminados. Permite gravar em 4K HDR, tanto nas câmaras traseiras como frontais. E também pode gravar vídeos 8K a 30 FPS, sendo capaz de captar duas vezes e meia mais luz, tornando as imagens mais vibrantes. Uma imagem gigante de uma paisagem pode depois ser recortada em pequenas imagens, graças à qualidade da profundidade da cena.
O sistema de auto-foco permite qualidade 200 milhões de pixéis, garantindo maior rapidez de foco por ter mais referências, ideal para baixas condições de luz, normalmente mais difíceis de focar. O sistema de foco foi mesmo a funcionalidade mais bem pontuada pela DXoMark.
Discussion about this post