A sua casa, o seu tempo e os seus talentos podem ser uma fonte de rendimento extra. Sem fazer grandes alterações no seu quotidiano e com pouco ou nenhum investimento, pode rentabilizar aquilo que já possui para conseguir um orçamento mais folgado.
Capitalize os seus talentos
Não se trata de arranjar um segundo emprego, mas sim de aproveitar um hobby, capaz de lhe devolver algum dinheiro ao fim do mês.
Se tem jeito para fazer bolos ou salgados, costurar, desenhar ou pintar, basta dar a conhecer esses talentos, quer seja entre amigos e conhecidos ou através de páginas nas redes sociais. Mesmo que comece com poucos clientes, o “passa palavra” vai acabar por trazer mais encomendas e um rendimento extra.
O Skype, o Teams ou o Zoom são ferramentas que pode usar para, por exemplo, dar aulas de Português a estrangeiros, orientar sessões de Personal Training ou até promover aulas online para ensinar os seus talentos a outras pessoas.
Caso os seus dotes sejam mais voltados para a escrita ou para línguas, pondere inscrever-se em plataformas online para pequenos trabalhos de revisão, redacção ou tradução. Algumas plataformas incluem igualmente ofertas para tarefas de transcrição ou de assistente virtual, que poderá executar nas suas horas vagas. O web design e o design gráfico são também áreas muito procuradas em que pode executar alguns trabalhos a qualquer hora.
Ganhe dinheiro com o seu tempo livre
Nos dias que correm, o tempo pode, em muitas circunstâncias, ser quase um luxo. Por isso, há muitas pessoas dispostas a pagar a quem disponha dele para executar tarefas que as próprias têm dificuldade em encaixar nas suas agendas.
Babysitting, tomar conta de animais e levá-los a passear ou até organizar armários ou destralhar casas. Ou ainda assegurar o cumprimento de tarefas administrativas ou pessoais são alguns exemplos do que pode fazer com o seu tempo livre.
E por falar em destralhar, porque não fazer o mesmo na sua casa e vender online o que já não usa? Fica com mais espaço livre e mais dinheiro no bolso. Se tem disponibilidade e gosta de passear por lojas de artigos em segunda mão, também pode aproveitar esse tempo para encontrar artigos de roupa ou de decoração para revender através de um blogue ou página nas redes sociais.
Também pode ganhar algum dinheiro extra como personal shopper, fazendo compras para quem não tem tempo ou paciência para percorrer as lojas à procura do look perfeito.
Revender produtos de beleza ou artigos domésticos são formas clássicas de obter rendimento extra, mas que continuam a funcionar.
Caso tenha algumas horas livres e uma moto, também pode ganhar algum dinheiro extra a distribuir pizzas ou encomendas. E se tiver alguma ideia ou um projecto de negócio que permita incrementar rendimentos ou aproveitar um talento escondido, lembre-se dos cuidados na escolha da parceria financeira adequada. Avalie necessidades e objectivos assim como opções de mercado.
Ponha a sua casa a render
Alugar a sua casa (ou parte dela) a turistas ou estudantes é mais uma forma de rentabilizar algo que já tem e obter assim um rendimento extra.
Se alugou uma casa demasiado grande só para si, o subarrendamento permite rentabilizar áreas que possam estar desocupadas.
Caso a sua habitação tenha terreno no exterior, ao plantar uma horta ou um jardim terá a possibilidade de cultivar não só para autoconsumo mas também para vender o excedente em pequenos mercados ou aos colegas de trabalho.
Obter um rendimento extra é, muitas vezes, uma questão de perceber o que gosta e o que pode fazer nas suas horas vagas. Depois, basta tentar rentabilizar essa ideia. Como não fez qualquer investimento, qualquer rendimento é lucro.
Discussion about this post