O conselho de administração da Mattioli Coffee Company, principal accionista do projecto ‘Café Vumba’, através da sua representante Riana Lopez, informou na sexta-feira passada, 17 de Fevereiro, que a iniciativa produziu cerca de meia tonelada de café na sua primeira colheita.
Segundo o portal de notícias furtherafrica.com, o ‘Café Vumba’ é um projecto iniciado em 2020, e que se espera que seja o maior no sector moçambicano do café.
Actualmente, mais de 600 agricultores estão envolvidos na plantação de três mil hectares de café orgânico, através de uma operação empresarial sustentável. A Mattioli Coffee Company opera o seu cultivo de café sob sistemas agro-florestais com pequenos agricultores na província de Manica.
O ‘Café Vumba’ decidiu, em Janeiro de 2023, distribuir mudas (estágio inicial de uma planta) a mais de 450 mulheres, sendo que em 2020 já tinha introduzido três variedades de sementes de café, permitindo a produção de um milhão de mudas ao longo dos dois últimos anos, e que começaram a ser distribuídas aos produtores a partir de Janeiro deste ano para a sua plantação de 600 hectares.
“Acreditamos que no próximo ano, o nosso projecto atinja a fase inicial de produção tanto em termos de qualidade como de quantidade, produzindo cerca de 30 toneladas”, salientou Riana Lopez. “No entanto, o ‘Café Vumba’ já conta com as maiores instalações de produção de café de Moçambique e produziu a maioria das mudas em 2022”, acrescenta a fonte.
A empresa assegura que o seu plano estratégico 2020-2028 está a ser amplamente trabalhado nos campos através de centenas de mulheres agricultoras.
Discussion about this post