O serviço de contactless nos cartões de pagamento é ainda uma novidade que desperta desconfiança nos seus utilizadores. Em Moçambique, a tecnologia foi introduzida em Fevereiro de 2022 pelo Acess Bank.
Esta funcionalidade permite a realização de pagamentos através da aproximação do cartão a um terminal de pagamento automático (TPA) que já esteja preparado para receber operações deste tipo, o que faz com que não seja necessário inserir o código PIN ao efectuar uma compra.
Que cartões podem ter esta funcionalidade?
A tecnologia de leitura por aproximação pode ser inserida em cartões de débito, de crédito e pré-pagos, sendo também por vezes disponibilizada em dispositivos móveis, como smartwatches e smartphones.
Para saber se tem algum cartão deste tipo, deve verificar se o mesmo possui no lado direito o símbolo contactless – um desenho com várias ondas em sequência, como um sinal de radar. E para saber se um terminal de pagamento automático aceita estes cartões, tem de encontrar nesse terminal o símbolo igual ao do cartão.
No entanto, estes cartões também podem ser usados para efectuar pagamentos num TPA que não tenha serviço contactless. Para isso, basta introduzir o cartão na máquina e inserir o código PIN, tal como acontece com um cartão normal.
O serviço de contactless nos cartões só é activado depois da primeira utilização dos mesmos numa caixa automática, onde terá de ser inserido o código PIN.
Podem ocorrer situações em que esta tecnologia é activada no cartão através da realização de um primeiro pagamento em TPA, tendo, neste caso, de ser igualmente inserido o código secreto ou PIN associado ao cartão, tal como na primeira situação.
Qual o limite diário de pagamentos contactless?
Uma vez que os cartões contactless permitem que o pagamento de uma compra seja efectuado apenas com a aproximação do cartão ao TPA, sem que seja necessário inserir código PIN, existe um valor diário estabelecido para a realização de compras.
Existe um limite ao valor de pagamentos consecutivos que pode fazer sem inserir o PIN, definido pela entidade que emitiu o cartão. Se atingir o limite de transacções consecutivas sem introduzir o PIN, só poderá voltar a usar esse serviço após a realização de uma nova operação (em TPA ou em caixa automática) com inserção do PIN.
Esta medida de segurança serve para impedir roubos de quantias elevadas caso alguém lhe roube o cartão contactless e faça uma compra com o mesmo.
Para que a funcionalidade contactless resulte, o cartão tem de estar pelo menos a uma distância de cerca de três centímetros do terminal durante alguns segundos.
Tal como acontece com os cartões que não dispõem de serviço contactless, quando um cliente perde um cartão deste tipo deve contactar rapidamente a instituição bancária emissora desse cartão para que tudo seja resolvido com a maior brevidade possível.
Se viajar para o estrangeiro e pretender fazer transacções contactless deve informar-se sobre as regras aplicáveis nesse país. Se preferir, pode desactivar a funcionalidade contactless do seu cartão sempre que quiser, tendo para isso de contactar a entidade emissora.
Fonte: Ekonomista
Discussion about this post