A BuyFromWomen, uma plataforma de comércio electrónico desenvolvida pela ONU Mulher, permite aos agricultores e membros de cooperativas agrícolas lideradas por mulheres na Costa do Marfim um melhor acesso aos mercados locais, e, consequentemente, mais vendas dos seus produtos agrícolas a preços vantajosos em comparação com outros mercados.
Brouz Jeannette Coffi, de 54 anos, vive com os seus sete filhos na cidade de Toumodi na região de Aries, a 195 quilómetros da capital, Abidjan. Trabalhadora e produtora certificada de mandioca nos últimos oito anos, Jeannette é também presidente de um sindicato de 60 cooperativas chamado “Les Moissonneurs” (“Os Ceifadores”), com diferentes secções nas aldeias de Toumodi.
Como agricultora, Jeannette enfrenta várias dificuldades, incluindo a aquisição de equipamento para colher os seus produtos, e a venda das suas culturas em mercados locais e supermercados na região e em Abidjan.
“Quase todas as secções dos nossos membros da cooperativa produzem mandioca. A mandioca é depois transformada em attiéké (uma variedade de cuscuz local) e desidratada na fábrica. Vendemo-la no mercado local, mas os supermercados pediram-nos uma certificação que não podíamos pagar porque era demasiado cara”, explica Jeannette.
Em 2022, o projecto BuyFromWomen foi implementado na região Toumodi com o apoio da ONU Mulher e graças ao financiamento da Iniciativa Financeira para Mulheres Empreendedoras (We-Fi) e do Banco Africano de Desenvolvimento através da iniciativa Acção Financeira Afirmativa para as Mulheres em África (AFAWA).
A BuyFromWomen oferece formação a mulheres agricultoras sobre empreendedorismo, alfabetização, gestão de cooperativas e ferramentas digitais. Estas formações são dirigidas aos líderes das cooperativas de mulheres, e assim aprendem as competências essenciais para utilizar a plataforma digital.
“As cooperativas são um segmento importante das PME femininas e quando são formais e estruturadas, como é o caso da Les Moissonneurs, podem angariar mais financiamento, aumentar significativamente a sua produção e aceder a mercados maiores”, diz Esther Dassanou, gestora de Programas da AFAWA no Banco Africano de Desenvolvimento.
Jeannette e a secretária-geral Yao Adjoua Thérèse, ambas membros da cooperativa, receberam formação em técnicas de gestão e utilização de tecnologia digital para melhor venderem as suas colheitas na plataforma BuyfromWomen. Por sua vez, formaram os membros da sua cooperativa, criaram uma página no Facebook e um endereço de correio electrónico, permitindo a todos os membros juntarem-se à plataforma para venderem os seus produtos na Internet. As 60 cooperativas BuyFromWomen que receberam formação foram então organizadas num grupo em rede.
“Após a formação, partilhámos o que aprendemos com as mulheres de outras secções. Elas têm agora uma melhor compreensão de como gerir e dirigir uma cooperativa. Como resultado, estão mais envolvidas e vêem a cooperativa como um bem comum”, diz Jeannette.
A falta de conhecimento de boas técnicas de produção e a falta de equipamento técnico foi a causa dos baixos rendimentos nas suas produções. Desde que receberam formação e começaram a utilizar melhor equipamento e insumos agrícolas, as mulheres conseguiram aumentar os seus rendimentos de cinco para oito toneladas por hectare, em comparação com as 20 toneladas esperadas no total para a próxima colheita.
“Após a formação, obtivemos um empréstimo de 30 milhões de francos CFA (cerca de 45 mil dólares) que foi reinvestido para plantar mais 98 hectares de mandioca nas diferentes secções da nossa cooperativa. A variedade de mandioca Yavo, que será colhida e entregue em Dezembro, tem um rendimento médio esperado de 20 toneladas por hectare”, diz Jeannette com orgulho.
A AFAWA também integrou a “inclusão financeira” no programa de formação para mulheres em cooperativas, uma componente fornecida pela FIN’Elle, uma instituição de microfinanças dedicada ao empoderamento financeiro das mulheres empresárias.
“Quando as mulheres têm acesso ao financiamento, podem melhorar o seu desempenho e desenvolver as suas comunidades. Estamos muito orgulhosas das realizações da cooperativa Les Moissonneurs”, diz Dassanou.
Graças ao projecto BuyFromWomen, a cooperativa “Les Moissonneurs” duplicou a sua produção e triplicou a sua facturação anual. No ano passado, a cooperativa de Jeannette conseguiu assinar o primeiro contrato para vender toda a sua cultura de mandioca a uma fábrica de transformação. Jeannette continua empenhada em desenvolver os negócios e actividades geradoras de rendimentos da cooperativa para melhorar o estatuto das mulheres em Toumodi, a sua região.
De acordo com estatísticas do Fórum Económico Mundial, as mulheres produzem mais de 70% dos alimentos para consumo doméstico e venda nos mercados locais, pelo que é essencial assegurar a sua inclusão financeira e reforçar a sua capacidade de desenvolver as suas actividades.
Para aceder à plataforma BuyFromWomen, clique aqui.
Fonte: Banco Africano de Desenvolvimento