O WhatsApp anunciou novas funcionalidades para optimizar as experiências dos seus utilizadores. A app de mensagens da Meta passará a possibilitar o envio de até 100 fotografias e/ou vídeos, a suportar legendas para documentos, “assuntos” e descrições mais longas em grupos e ainda permitir a utilização de avatares personalizados.
O envio de ficheiros multimédia, como fotografias e vídeos, foi sempre considerado um grande problema nunca resolvido pelo WhatsApp. Uma vez que havia uma limitação de apenas 30 ficheiros de cada vez, implementada em 2017, era complicado enviar álbuns inteiros de uma viagem ou de um evento institucional. Agora, a aplicação permite o envio de até 100 ficheiros de uma só vez.
Já as legendas dos documentos permitem acrescentar descrições contextuais ao enviar ficheiros pdf e afins. Esta característica pode trazer maior fiabilidade na partilha de materiais, porque permite ao utilizador decidir se deve ou não descarregar esse ficheiro.
Por sua vez, os temas mais longos e as descrições de grupos expandem a quantidade de caracteres disponíveis em ambas as opções. Com a chegada das comunidades, os administradores foram obrigados a detalhar melhor a finalidade de cada grupo para facilitar o acesso. Este aumento de espaço é quatro vezes maior do que antes. No caso do assunto, o limite máximo de letras, números e emojis possível foi aumentado de 25 para 100. Quanto às descrições, a limitação saltou de 512 caracteres para 2048.
Recorde-se que, no final de 2022, o WhatsApp tinha lançado já a criação de avatares personalizados, com poses, roupas e acessórios específicos que, além de ajudarem na expressão de sentimentos, podem ser usados como autocolantes e imagens de perfil.
Segundo o portal Canal Tech, todos estes recursos foram testados nos últimos dois meses na app e poderão estar disponíveis nos próximos dias.