O Ministério dos Recursos Minerais e Energia participou entre 6 e 8 de Fevereiro, na Índia, da conferência de energia “Energy Week”, onde o vice-ministro do sector, António Saíde, falou das oportunidades de investimento de que o País dispõe, tendo em conta o potencial existente na área dos recursos minerais e energéticos.
Segundo o comunicado tornado público pelo Ministério na sexta-feira, 10 de Fevereiro, o dirigente fez referência aos projectos em curso no País, com enfoque para a geração de energia eléctrica com vista a alcançar a meta de electrificação até 2030, bem como da abertura a investimentos em projectos de gás natural e energias renováveis.
Falando num painel ministerial sobre adaptação a um futuro incerto e reformulação de parcerias globais, Saíde defendeu uma transição energética justa vincando que a descarbonização deve ocorrer de forma gradual e em função das oportunidades e disponibilidade de recursos de cada país, ou seja, uma transição energética justa.
No mesmo painel, estiveram a vice-ministra da Energia do Zimbabué, Magna Mudyiwa, e o vice-ministro de Energia e Água de Tajaquistão, Sorboni Kholmuhamadzoda, que manifestaram a mesma linha de pensamento.
Esta plataforma internacional reuniu cerca de oito mil participantes e 650 expositores de diversas entidades públicas e privadas que operam no sector dos recursos minerais e energia, para oferecer uma visão conjunta e essencial sobre as políticas e prioridades dos países no centro da transição energética global.
Discussion about this post