“Ghosting” é um termo inglês que deriva da palavra “ghost” (fantasma). A expressão é utilizada quando se está a relacionar com uma pessoa e esta desaparece subitamente. O fenómeno pode acontecer entre pessoas que têm uma relação profissional.
O ghosting no mundo do trabalho pode acontecer entre vários intervenientes, mas é muito frequente entre um candidato a um determinado emprego e o recrutador.
Podemos considerar que estamos perante um acto de ghosting no mundo do trabalho quando, ao corte de comunicação total, se juntam as situações de ausência de qualquer aviso prévio, não atender telefone, não responder a e-mails, evitar o uso de redes sociais e evitar comparecer perante o recrutador.
Três medidas a implementar pelas empresas para evitar o ghosting no mundo do trabalho
Responder a todos os candidatos
Se as empresas não querem sofrer ghosting, também não o devem fazer. Por vezes, em processos de recrutamento, as empresas não comunicam os resultados aos candidatos não seleccionados ou, quando o fazem, já é muito fora do prazo correcto. Isto faz com que, consciente ou inconscientemente, os candidatos ajam da mesma forma.
Condensar ao máximo o tempo de recrutamento
Processos de recrutamento demasiado longos podem causar cansaço e levar, em muitos casos, à desistência. Esta pode assumir, muitas vezes, a forma de ghosting por parte de muitos candidatos. E muitos dos melhores não têm tempo a perder.
Ir ao encontro das expectativas e necessidades dos candidatos
Deverá haver flexibilidade neste aspecto por parte dos recrutadores, pois as preferências e gostos pessoais de cada candidato poderão ser muito diferentes. Negoceie as regalias de acordo com o que é do agrado do trabalhador e não apenas tendo em conta o que acredita serem boas condições.
Fonte: Ekonomista