A iColo, uma empresa do Grupo Digital Realty, cujo serviço é a construção e operação de centros de dados neutros para distribuição de Internet, anunciou esta terça-feira, 7 de Fevereiro, através de um comunicado, que abriu o seu primeiro centro de dados em Maputo, apelidado de MPM1.
Segundo a informação, o estabelecimento deste novo centro de dados em Moçambique expande a presença da empresa e complementa a sua estratégia de fornecer instalações de colocation (colocação) de classe mundial que suportam as crescentes necessidades de conectividade ao longo da zona Sudeste de África, impulsionadas pelo crescimento de cabos submarinos.
“Estamos empenhados em melhorar a conectividade à Internet em Moçambique ao estabelecer esta nova instalação, especialmente com o advento de novos sistemas de cabo de alta capacidade ao longo da costa do País. Estamos muito entusiasmados com o potencial de crescimento deste mercado”, afirmou Ranjith Cherickel, CEO da iColo, citado no comunicado.
Espera-se que a implementação da empresa em Maputo melhore a acessibilidade à Cloud (tecnologia que permite acesso remoto a softwares e armazenamento de arquivos) e aos conteúdos, aumente a digitalização, melhore a experiência online para empresas e consumidores locais e ajude a construir uma sociedade digital ampla e mais inclusiva através da plataforma global de data center.
O director geral da iColo Moçambique, José Almeida, referiu que “este novo data center é um marco significativo no desenvolvimento da Internet em Moçambique, trazendo soluções de colocation confiáveis e de alta qualidade com um histórico de longa data de excelência operacional. Este campus, altamente conectado, fornecerá uma base para um forte crescimento de dados no País e em todo o continente africano”.
A iColo está num campus de 9500 metros quadrados, localizado na cidade de Maputo, na Avenida Vladimir Lenine. O MPM1 oferece aproximadamente 350 metros quadrados de espaço útil para ser alugado.