O Conselho de Ministros marcou para o período compreendido entre 20 de Abril e 3 de Junho o recenseamento eleitoral com vista às eleições autárquicas de 11 de Outubro próximo. A informação foi avançada nesta terça-feira, 7 de Fevereiro, após a quarta sessão do Conselho de Ministros.
De acordo com o Executivo, o processo terá a duração de 45 dias e vai arrancar depois da época chuvosa.
“O Conselho de Ministros apreciou e aprovou o decreto que fixa o período de 20 de Abril a 3 de Junho de 2023 para a realização do recenseamento eleitoral de raiz para as sextas eleições autárquicas de 11 de Outubro de 2023, nas áreas de jurisdição administrativa das autarquias locais e revoga o decreto n.º 39/2022 de 8 de Agosto”, revelou Ludovina Bernardo, porta-voz do Conselho de Ministros.
Durante este mês de Fevereiro decorre o recenseamento piloto no País, abrangendo 100 mil potenciais eleitores de nove distritos das províncias de Nampula, Manica e Maputo, para testes do equipamento.
As eleições autárquicas, processo que decorre em intervalos de cinco anos, estão marcadas para o dia 11 de Outubro de 2023. As últimas realizaram-se a 10 de Outubro de 2018 em 53 municípios.
Discussion about this post