O Governo moçambicano garantiu nesta terça-feira, 7 de Fevereiro, após a quarta sessão do Conselho de Ministros, que estão em curso trabalhos com vista ao esclarecimento dos casos de ataques e queima de viaturas de cidadãos moçambicanos na África do Sul.
De acordo com a porta-voz do Governo, Ludovina Bernardo, tudo está a ser feito para que a situação seja resolvida o mais rápido possível e seja restabelecida a normalidade da relação entre os dois países.
“As entidades competentes estão a trabalhar nesta matéria a nível nacional e em conjunto com as autoridades sul-africanas. Acredito que, em tempo oportuno, as conclusões decorrentes dessas discussões e dos encontros bilaterais serão informadas para que toda a população moçambicana saiba dos resultados”, tranquilizou a porta-voz.
Na última semana do mês de Janeiro, vários autocarros com chapas de matrícula moçambicana foram incendiados por desconhecidos no território sul-africano, concretamente na rota que liga Maputo e Durban. Em virtude disso, no dia 29 de Janeiro, alguns transportadores moçambicanos que fazem a ligação naquele percurso suspenderam as suas actividades.
Discussion about this post