Conhecido por oferecer uma ampla protecção a baixo custo, o seguro residencial é uma forma eficaz de o proteger a si e à sua família contra os inúmeros imprevistos que podem acontecer a um dos seus bens mais valiosos: a sua própria casa.
Sabendo que existem inúmeras ofertas no mercado, cabe-lhe a si escolher a que melhor se adequa às suas necessidades e ao seu orçamento familiar.
Decida quais as coberturas que pretende contratar no seu seguro da casa
No caso de o imóvel não ter financiamento bancário, decida se apenas vai contratar o seguro de incêndio ou o seguro multirriscos. Neste último, decida que coberturas complementares quer incluir.
Não se esqueça que quanto mais coberturas incluir, mais situações de imprevistos estarão abrangidas e, por isso, maior será a sua segurança, mas também maior será o prémio a pagar.
Determine o valor do custo de mercado de reconstrução do imóvel
Calcule este valor para determinar o valor do capital seguro em termos do imóvel. Ajuste para não ficar prejudicado, nem em termos de pagamento do prémio, nem na indemnização a receber em caso de sinistro.
Peça simulações a várias seguradoras
Como existe liberdade na fixação do preço, peça simulação a várias seguradoras. Indique as coberturas que pretende.
Analise coberturas e exclusões
Recebidas as propostas, verifique se as coberturas são, de facto, as que escolheu e leia atentamente as exclusões. Estas são tão importantes quanto as coberturas, já que são as situações que não darão lugar a qualquer indemnização.
Compare as proposta e tenha em conta o seu orçamento
Compare as propostas, mas tenha em atenção que só poderá comparar as que tiverem pressupostos iguais, e veja se se enquadram no seu orçamento familiar.
Escolha a proposta que tiver melhor relação preço-coberturas
Embora seja importante ter coberturas o mais extensivas possível, o certo é que mais coberturas significa ter de pagar mais, pelo que o seu orçamento familiar pode ser um factor limitador. Assim, o importante é ajustar a relação preço/coberturas.
Poupe no pagamento do prémio do seu seguro da casa
Como a generalidade das seguradoras cobra uma taxa de fraccionamento do seguro, opte pelo pagamento anual. Informe-se sobre se pagar por débito directo lhe dará também algum desconto adicional, pois algumas seguradoras fazem-no.
Fonte: Ekonomista
Discussion about this post