A Hybrid Air Vehicles, uma fabricante britânica de aviões híbridos, está a trabalhar arduamente para o lançamento do Airlander 10, um dirigível que promete oferecer uma experiência semelhante a um iate de luxo nos céus.
Segundo a fabricante, o Airlander 10, na sua versão híbrida, emite 90% menos CO² em comparação com um avião do mesmo tamanho e desempenho. Tal é possível graças aos seus quatro novos motores que, embora alimentados com parafina de aviação, são muito mais económicos por causa dos seus sistemas electrificados.
O Airlander utiliza gás hélio não inflamável para descolar e pode mesmo aterrar numa praia se necessário. Com esta mistura de tecnologias, pode permanecer no ar até cinco dias consecutivos, com um peso máximo de descolagem de 10 toneladas, um alcance de 7400 km, uma velocidade até 130 km/h e um tecto operacional de seis mil metros.
Os custos operacionais são significativamente inferiores aos dos aviões de negócios, sendo possível aterrar e descolar de diferentes terrenos, graças, precisamente, ao gás hélio. Segundo a Hybrid Air Vehicles, o Airlander 10 pode mesmo voar sobre a água.
Embora as aeronaves também sejam úteis para viagens convencionais e transporte de carga, existe um nicho de mercado a ser explorado pelas empresas que animam este segmento: as viagens de luxo. E o Airlander 10 terá configurações para isso.
Na sua versão de luxo, o iate terá lounges, bares, sofás, um mini clube, serviço a bordo com refeições e bebidas comparáveis às dos hotéis e, dependendo da sua configuração, será possível também nele dormir. Terá capacidade para acomodar até 130 pessoas.
O Airlander está ainda em processo de certificação e deverá ser autorizado para serviço comercial em 2026, na versão híbrida. A fabricante britânica, além disso, já fez saber que está a trabalhar numa variante 100% eléctrica que deverá estar operacional em 2030.
Os preços das viagens e modelos turísticos estão ainda por revelar e dependem mais das empresas que compram os aviões do que da própria fabricante, sendo que o Airlander 10 já tem mesmo um comprador: a transportadora espanhola Air Nostrum, que encomendou dez unidades. Os valores não foram revelados.