A porta-voz do Conselho Executivo Provincial de Nampula, Gessy Carangueza, informou na passada sexta-feira, 3 de Fevereiro, que a não disponibilização de fundos por parte dos parceiros do Governo condicionou a conclusão da construção de mais de 360 salas de aula e três centros de saúde em 2022.
Citada pelo jornal Notícias, Gessy Carangueza referiu que, para este ano,” o Conselho Executivo Provincial (CEP) não vai lançar mais concursos para a construção de novas escolas”, pois irá trabalhar na conclusão das salas de aula e nos três centros de saúde em causa, nomeadamente em Lalaua, Memba e Angoche.
Sem especificar números, a fonte explicou que, na área da saúde, o Governo projecta a construção de mais unidades sanitárias, e as salas de aula deverão ser concluídas, entretanto, a breve trecho graças à disponibilização do orçamento pelo Governo Central.
Gessy Carangueza explicou que, inicialmente, o orçamento do CEP estava estimado em 732,5 mil milhões de meticais, tendo sido rectificado para pouco mais de 859 mil milhões de meticais, valor já disponível para utilização.
A porta-voz referiu ainda que, na área da saúde, o Conselho Executivo Provincial vai continuar com a distribuição de redes mosquiteiras, num total previsto de 319 mil, enquanto na educação se prevê a contratação de 807 novos professores dos níveis N4, N3, N2 e N1. A maior parte dos docentes a contratar pertence à classe N2, num total de 150, contra 80 do ano anterior.
Discussion about this post