A fruta deve sempre fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável. Ao longo do dia deverá comer várias peças. Fresca ou desidratada, o importante é que a coma. Ainda assim, poderá existir alguma diferença entre comer uma em vez da outra.
O site EatingWell, citado pelo Notícias ao Minuto, falou com as nutricionistas Kara Burnstine e Jenna Volpe para perceber quais as vantagens de cada tipo de fruta e qual será a opção mais saudável para consumir regularmente.
As vantagens da fruta fresca
Uma das grandes vantagens é a presença de água, algo que é retirado para fazer a fruta desidratada. “Como a água é removida, as frutas desidratadas são significativamente mais calóricas do que as frescas”, diz Kara Burnstine.
“Ser exponencialmente maior no teor de água e no volume geral significa que a fruta fresca é mais saciante, já que uma porção de fruta fresca é normalmente muito maior do que a fruta seca”, continua Jenna Volpe. A fruta fresca contém também mais enzimas vivas que podem ajudar no processo digestivo.
As vantagens da fruta desidratada
“São geralmente mais portáteis, menos perecíveis e mais práticas para levar em comparação com a maioria dos tipos de frutas frescas”, explica Jenna Volpe. E não é só. “Têm mais fibras e um antioxidante chamado fenóis, principalmente porque as frutas desidratadas são muito mais concentradas”, explica Kara Burnstine.
E agora, qual é mais saudável?
Jenna Volpe dá vantagem à fruta fresca. “É menos provável que contenham fontes ocultas de açúcar adicionado”. Em alguns casos, podem ser adicionados açúcar de cana e xarope de milho. O melhor é verificar sempre o rótulo. Ainda assim, não devem ser de todo eliminadas da dieta. Importante é também ter em conta as porções que ingere.
Kara Burnstine explica que as frutas desidratadas podem ser uma boa opção para juntar a saladas, assados e em smoothies.
Fonte: Notícias ao Minuto
Discussion about this post