A Peugeot acaba de confirmar o lançamento de cinco novos veículos eléctricos até 2025, incluindo a nova geração Peugeot 3008. Além disso, a marca irá também investir no desenvolvimento de veículos híbridos.
Os novos lançamentos fazem parte do chamado “Projecto E-Lion”, o novo plano estratégico de electrificação da marca. Segundo o que a fabricante francesa anunciou na Europa, no final deste ano todos os modelos da marca terão versões electrificadas, híbridas ou eléctricas.
A partir de 2025, a marca terá pelo menos um modelo 100% eléctrico em cada segmento em que opera. Até 2030, cada Peugeot vendido na Europa será totalmente eléctrico.
E é através deste projecto que a marca lançará no final deste ano uma versão totalmente eléctrica do novo 3008. Será anunciada no segundo semestre de 2023 e representará o início da nova geração de SUV da marca.
O novo E-3008 terá um alcance de 700 km e será accionado por três motores eléctricos, incluindo um duplo. Além disso, será o primeiro modelo a ser lançado sobre a STLA Medium, uma nova geração da plataforma de carros eléctricos da Stellantis (grupo automóvel do qual a Peugeot faz parte).
Os novos lançamentos fazem parte do chamado “Projecto E-Lion”, o novo plano estratégico de electrificação da marca. Segundo o que a fabricante francesa anunciou na Europa, no final deste ano todos os modelos da marca terão versões electrificadas, híbridas ou eléctricas.
A marca afirma que o SUV E-5008 de sete lugares virá logo a seguir, no entanto, não revelou datas. Nesse caso, o modelo também será desenvolvido na mesma base e poderá ter os mesmos dados de gama, com pequenas variações, tendo em consideração o peso e a aerodinâmica dos modelos.
Na plataforma STLA, para além do desenvolvimento de novos veículos eléctricos, a nova tecnologia da Stellantis é também responsável pela melhoria das características de design. Os novos modelos terão proporções centradas no espaço interno e características de condução semi-autónomas sem precedentes.
Além do novo Peugeot 3008 e outros quatro novos modelos eléctricos, o Projecto E-Lion abre também uma nova gama: o desenvolvimento de carros híbridos. A marca revelou que irá também introduzir uma nova tecnologia híbrida MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), ou seja, os conhecidos veículos híbridos leves com sistema 48V.
A tecnologia será aplicada a seis modelos no final deste ano: 208, 2008, 308, 3008, 5008 e 408. Aliada ao novo grupo motopropulsor será a caixa electrificada de seis velocidades de dupla embraiagem (E-DCS6), que incorpora um motor eléctrico (21 kW).
Graças a uma bateria que recarrega durante a condução, os modelos terão maior eficiência, com uma redução de até 15% no consumo de combustível.
Discussion about this post