As skills de empregabilidade são aspectos que ajudam a alavancar qualquer carreira e que reflectem como actualmente os empregadores começam a valorizar outro tipo de competências.
De facto, ao publicar as vagas, muitas são as empresas que, logo à partida, indicam, além dos requisitos profissionais, o perfil ideal para a função em aberto. Tratam-se de habilidades adquiridas no dia-a-dia, fruto da socialização e das experiências de cada um.
São, portanto, características cruciais no que se refere à competitividade e à possibilidade de se destacar dos demais. Por isso mesmo, é importante que as conheça e saiba como as pode melhorar e potenciar.
Adaptabilidade
Actualmente, os empregadores procuram profissionais que tenham uma fácil capacidade de adaptação ao ambiente de trabalho, seja ele remoto ou presencial.
O teletrabalho ganhou outra conotação para todos em geral e, por isso mesmo, as empresas precisam de saber que podem contar com alguém que garanta que o trabalho é realizado independentemente das circunstâncias. Afinal, ser capaz de o fazer também o torna num profissional resiliente e flexível.
Comunicação
A comunicação está, provavelmente, no topo das skills de empregabilidade. Todos os recrutadores procuram candidatos extremamente comunicativos, uma vez que é crucial que sejam capazes de comunicar correctamente de forma escrita, verbal e não verbal para garantir que transmitem claramente a informação a quem os rodeia.
No entanto, ser comunicativo implica também ser um bom ouvinte. Assim, um profissional de excelência deve ser capaz de estar atento e compreender as exigências e preocupações de clientes e chefias.
Organização
Em contexto de trabalho, a organização vai muito além da limpeza da sua secretária ou arrumação dos seus documentos. Saber planear e gerir as suas tarefas e o seu tempo é crucial, principalmente se estiver em teletrabalho.
É muito importante que seja capaz de priorizar, organizar e agendar aquilo que tem de fazer todos os dias para garantir que trabalha de forma produtiva e que cumpre os prazos. Não só se vai sentir mais realizado como conquistará a confiança dos seus superiores e colegas.
Flexibilidade e criatividade
Um profissional flexível e criativo vai definitivamente agregar valor à empresa. Os empregadores procuram (agora mais do que nunca) pessoas que sejam capazes de priorizar tarefas em tempo real, de forma autónoma e que consigam ainda ter ideias novas para o negócio.
A flexibilidade passa também por saber como se adaptar às mudanças e, perante a situação que o mundo vive, tornou-se essencial na vida de todos os trabalhadores.
Inteligência cultural
Saber lidar com a diversidade no ambiente de trabalho faz toda a diferença nos resultados da empresa. Tendo em consideração a globalização e as empresas com clientes e profissionais de diferentes realidades sociais e locais do mundo, é um ponto-chave ter inteligência cultural.
Esta skill de empregabilidade está directamente relacionada com as diferenças entre culturas e ao respeito que tem de haver entre elas. Ou seja, se o seu colega de trabalho é de outro país, é natural que os seus hábitos e horários sejam diferentes dos seus e é crucial saber respeitá-los.
Trabalho em equipa
O trabalho em equipa é fundamental desde sempre. Não é, aliás, por acaso que já na faculdade muitos trabalhos são feitos em grupo.
Quando existem projectos que envolvem mais do que uma pessoa é extremamente importante dar-se bem com os outros colegas e saber colaborar com eles para que tudo corra pelo melhor. Por outro lado, mesmo que não tenha um projecto de grupo, é importante que saiba trabalhar em equipa no dia-a-dia e conviver com os restantes colaboradores.
Inteligência emocional
Uma das skills de empregabilidade cada vez mais essencial para o mercado de trabalho é a inteligência emocional. Saber separar a vida pessoal da profissional pode parecer um autêntico desafio nos dias de hoje, mas não é impossível.
Através da inteligência emocional, o trabalhador sente-se mais capacitado para lidar com sentimentos e emoções inesperadas. Por isso, aprenda a equilibrar as suas emoções fora e dentro do horário de trabalho.
Tech savvy
Este talvez pareça um termo estranho, mas é bastante simples. Cada vez mais as empresas valorizam pessoas que sejam tech savvy, isto é, pessoas que se sintam realmente à vontade com a tecnologia moderna e saibam trabalhar sem problemas com os mais variados meios tecnológicos da empresa.
Como usar as skills de empregabilidade
Pode usá-las ao longo do seu processo de procura de emprego. Por exemplo, na descrição do seu histórico profissional, refira estas competências no seu currículo.
Na sua carta de apresentação ou entrevista de emprego, mencione algumas das skills de empregabilidade apresentadas e dê exemplos específicos da utilização dessas competências em ambiente profissional.
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