Cerca de 14 mil jovens ganharam emprego e alguns até criaram empregos para outros, graças ao projecto Jobs for Youth in Malawi, implementado entre 2017 e 2022, e que ajudou a desenvolver uma cultura empreendedora entre os jovens, desde a escola primária até à universidade.
De acordo o comunicado de imprensa do BAD, divulgado esta quarta-feira, 1 de Fevereiro, o Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD) tinha concedido um empréstimo de 10,45 milhões de dólares e uma subvenção de 1,73 milhões de dólares ao Maláui para a implementação do projecto.
“O objectivo era melhorar a empregabilidade dos jovens (mulheres e homens) do país proporcionando-lhes trabalho decente, promovendo assim o seu empoderamento económico”, descreve o comunicado, acrescentando que “a finalidade era também ajudá-los a desenvolver um espírito empresarial sustentável”.
No final do projecto, estavam empregados 14 933 jovens e alguns deles providenciaram estágios e formação profissional através do programa de incubação de empresas em sectores específicos como a Indústria Transformadora, Tecnologias de Informação e Comunicação, Agricultura e Mineração em pequena escala.
Estes programas de formação resultaram na criação de 5276 empresas.
Segundo o relatório (https://bit.ly/3wJ63Pt) do BAD, os fundos do projecto, incluindo a formação profissional em empreendedorismo, foram reafectados à construção de quatro faculdades técnicas para formação nos sectores seleccionados: Mineração, Manufactura, TIC e Agricultura.
As faculdades técnicas construídas estão agora operacionais e, na altura da conclusão do projecto, duas das quatro já tinham inscrito um total de 225 jovens, 114 no sector do vestuário e 111 no da agricultura.
Discussion about this post