Quando se fala em seguro da casa ou seguro residencial, estamos a referir-nos a protecção para todos os imprevistos, incluindo o seguro de incêndio e o seguro multirriscos.
No entanto, o seguro multirriscos cobre um conjunto alargado de situações (incluindo o de incêndio) e, por isso, a sua contratação é aconselhável em todas as habitações. Mas o mais importante é escolher o seguro de casa que mais se ajusta à suas necessidades, tanto a nível de coberturas quanto a nível de preços.
Se o seu imóvel é um apartamento num edifício em propriedade horizontal terá de contratar um seguro de incêndio. Mas o seguro multirriscos é mais abrangente. Vejamos cada uma das opções para que possa tomar um decisão informada.
Seguro de incêndio: como funciona e quais as coberturas?
O seguro de incêndio deve ser contratado pelo proprietário do imóvel e cobre o risco de danos provocados por incêndio. Deve cobrir não só a fracção respectiva, mas também as partes comuns do edifício. Se o proprietário não o contratar, será o administrador do condomínio a fazê-lo, sendo posteriormente reembolsado desse valor.
A sua contratação pode ser autónoma ou incluída num seguro multirriscos.
Coberturas do seguro de incêndio
Este seguro cobre danos causados por incêndios sobre os elementos que constam nas plantas autónomas da fracção (paredes, louças, móveis encastrados) e partes comuns.
Os danos podem ter sido causados por fogo, calor, fumo, vapor ou explosão e pelos meios usados no combate ao incêndio ou remoções e destruições feitas por bombeiros e polícia em acções de salvamento.
Seguro multirriscos: principais coberturas
O seguro multirriscos é, como referido, mais abrangente. Cobre não só outros riscos para além de incêndio sobre o edifício, mas também o recheio da habitação.
Dada a sua abrangência deve contratar este seguro residencial para garantir a sua segurança contra qualquer imprevisto que aconteça no seu imóvel.
Se tiver uma inundação e não tiver este seguro, todos os prejuízos causados na sua habitação e mesmo na dos vizinhos terão de ser suportados por si. É uma forte razão para contratar este seguro para o seu imóvel, seja ele de habitação permanente, de férias ou destinado a arrendamento.
Para além das coberturas pré-determinadas, comuns à generalidade destes seguros, qualquer que seja a seguradora que o comercializa poderá posteriormente adicionar algumas coberturas complementares e facultativas de danos no imóvel ou no seu recheio. Pode também incluir uma cobertura de responsabilidade civil.
Coberturas do seguro multirriscos
Para além das coberturas do seguro de incêndio, o seguro multirriscos pode garantir:
- Danos no imóvel, partes comuns e outras fracções causados por inundações, tempestades e riscos eléctricos;
- Danos causados nos bens móveis do imóvel;
- Indemnização por furto ou roubo.
Pode também incluir a responsabilidade civil do segurado e agregado familiar ou indemnizações por morte do segurado ou cônjuge em consequência de incêndio, queda de raios, explosão ou roubo, quando ocorridos na habitação.
Normalmente, não cobre fenómenos sísmicos. Estes terão de ser contratados como cobertura complementar. Se o seguro de casa não incluir coberturas sobre os seus bens pessoais, considere juntar um seguro sobre o recheio da mesma.
Fonte: Ekonomista