O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, disse esta terça-feira, 31 de Janeiro, que o seu país quer apostar na cooperação com Moçambique, nomeadamente no sector da agricultura, avançou a agência estatal bielorrussa BELTA, citada pela Lusa.
A vontade foi manifestada em Harare, durante um encontro com o Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, no qual Alexander Lukashenko sublinhou que “Moçambique é um país que possui uma costa de mil quilómetros, com potencial agrícola e que requer muito investimento na área da agricultura”.
De acordo com o Presidente bielorusso, o seu homólogo zimbabueano mostrou, no decorrer das conversações, disponibilidade para ajudar a Bielorrússia a investir em Moçambique, graças às “boas relações existentes entre o Zimbabué e os líderes moçambicanos”.
“Iremos, em breve, discutir como transferir a nossa experiência de cooperação para Moçambique”, acrescentou o chefe de Estado bielorrusso.
A Bielorússia recebeu fortes críticas dos países ocidentais por uma repressão cada vez mais violenta da oposição, por ter realizado eleições que muitos observadores consideraram pouco transparentes, e por ter permitido a utilização do território como base para as tropas russas atacarem a Ucrânia.
Tanto a Bielorrússia como o Zimbabué votaram no ano passado, na Assembleia Geral da ONU, juntamente com 12 países, incluindo o Irão e a Coreia do Norte, contra a imposição de sanções à Rússia pelos danos causados pela invasão da Ucrânia.
Discussion about this post